Saiba quais são os impactos do mal gerenciamento do departamento de compras em sua organização.

Saiba quais são os impactos do mal gerenciamento do departamento de compras em sua organização.

Consultoria 07 nov 2018

O departamento de compras é importante para o funcionamento e continuidade do seu negócio e para que ele ofereça os resultados esperados é necessário que haja um gerenciamento adequado.

Apesar disso, muitas empresas ainda não se atentaram para o fato de que esse departamento possui, sim, uma atuação mais estratégica e fundamental para o negócio.

O mau gerenciamento deste departamento gera impactos negativos para a organização.

- Perda de rentabilidade para a empresa

Uma gestão estratégica de compras ruim faz com que a empresa sofra graves problemas de rentabilidade. Sem uma gestão de contratos, por exemplo, a empresa não analisa corretamente como são as parcerias firmadas com fornecedores, o que possivelmente faz com que a empresa deixe de aproveitar boas oportunidades de negócio.

- Problemas com o abastecimento

O abastecimento da cadeia de suprimentos é de responsabilidade do setor de compras. Sem uma gestão de compras adequada, o resultado é que a empresa pode sofrer com um dos dois problemas: ou um estoque pequeno demais ou um estoque grande demais.

Um estoque pequeno demais leva à condição de desabastecimento, o que faz com que a empresa deixe de aproveitar oportunidades de vendas praticamente consolidadas. Além disso, o desabastecimento impacta também a cadeia produtiva, se for o caso, o que leva à queda de produtividade.

- Dificuldades em atender às demandas do mercado

Uma falta de acompanhamento dos indicadores de desempenho em compras impede que essa gestão atue de maneira a atender às necessidades do mercado. 

- Perda de vantagem competitiva e de posicionamento

A empresa sofre em manter seu lugar no mercado ao não ter uma gestão de compras adequada. Isso se dá basicamente devido ao fato de que a empresa não consegue oferecer adequadamente ou de maneira rentável os itens necessários para seu mercado.

cardume.net | agência digital