Saiba quais são os impactos do mal gerenciamento do departamento de compras em sua organização.
O departamento de compras é importante para o funcionamento e continuidade do seu negócio e para que ele ofereça os resultados esperados é necessário que haja um gerenciamento adequado.
Apesar disso, muitas empresas ainda não se atentaram para o fato de que esse departamento possui, sim, uma atuação mais estratégica e fundamental para o negócio.
O mau gerenciamento deste departamento gera impactos negativos para a organização.
- Perda de rentabilidade para a empresa
Uma gestão estratégica de compras ruim faz com que a empresa sofra graves problemas de rentabilidade. Sem uma gestão de contratos, por exemplo, a empresa não analisa corretamente como são as parcerias firmadas com fornecedores, o que possivelmente faz com que a empresa deixe de aproveitar boas oportunidades de negócio.
- Problemas com o abastecimento
O abastecimento da cadeia de suprimentos é de responsabilidade do setor de compras. Sem uma gestão de compras adequada, o resultado é que a empresa pode sofrer com um dos dois problemas: ou um estoque pequeno demais ou um estoque grande demais.
Um estoque pequeno demais leva à condição de desabastecimento, o que faz com que a empresa deixe de aproveitar oportunidades de vendas praticamente consolidadas. Além disso, o desabastecimento impacta também a cadeia produtiva, se for o caso, o que leva à queda de produtividade.
- Dificuldades em atender às demandas do mercado
Uma falta de acompanhamento dos indicadores de desempenho em compras impede que essa gestão atue de maneira a atender às necessidades do mercado.
- Perda de vantagem competitiva e de posicionamento
A empresa sofre em manter seu lugar no mercado ao não ter uma gestão de compras adequada. Isso se dá basicamente devido ao fato de que a empresa não consegue oferecer adequadamente ou de maneira rentável os itens necessários para seu mercado.