Como a Gestão de Projetos auxilia o seu dia a dia?
A área de projetos tem crescido significativamente. Você sabia que 20% do PIB mundial é investido na execução de projetos? Isso significa que trilhões de dólares são investidos em todo o mundo a fim de criar ou construir coisas através da gestão de projetos. Você, ou sua empresa, faz parte desse número?
Como a Gestão de Projetos auxilia o seu dia a dia?
O gerenciamento de projetos te auxilia a tirar as ideias da cabeça (ou do papel).
Se sua empresa tem aquela obra para fazer há tempos, ou aquele software para desenvolver, ou até mesmo aquele processo de atendimento que deveria ter sido padronizado há tempos, então a gestão de projetos é perfeita para você.
E o melhor: ela serve para a vida pessoal também. Sabe aquela viagem que parece cara demais ou aquela infiltração no teto que nunca é resolvida? A gestão de projetos pode te ajudar!
A gestão de projetos viabiliza o alcance dos objetivos de forma ordenada e com limites de execução. Ela traz um foco delineado às metas e permite a programação prévia de cada ação. Isso porque, no geral, o gerenciamento de projetos é dividido em dez áreas:
1. Integração
2. Escopo
3. Custos
4. Qualidade
5. Aquisições
6. Recursos Humanos
7. Comunicações
8. Risco
9. Tempo
10. Partes Interessadas
A integração de todas essas áreas possibilita o planejamento, monitoramento e controle de todo o projeto. Por isso, cada vez mais empresas investem, treinam equipes e incentivam a participação em eventos e especializações da área. Mais que um diferencial competitivo, uma gestão eficiente de projetos significa tornar a empresa mais ágil, mais dinâmica e pronta para entregar muito mais valor a seus clientes.
Gerenciar um projeto é se manter alerta e flexível para não perder o controle e o foco inicial. Manter o objetivo mesmo quando as coisas parecem ir de mal a pior é um dos grandes desafios.
Um ponto central: todo projeto tem que ter alguém que o gerencie. Um gerente de projeto é o principal elemento para unir as informações, processar e tomar as próximas decisões. É por esse motivo que é importante que o gerente se comunique bem com toda a equipe e tenha a habilidade de tomar decisões.
É necessário envolver a equipe, clientes e fornecedores de tal forma que todos se sintam diretamente responsáveis pelo sucesso do projeto. E afinal, todos são mesmo. Se alguém não cumprir sua parte, é possível que alguma coisa não saia como planejado.
O sucesso de um projeto depende de muitos fatores. Planeje bem, busque capacitações e reveja suas ações. A gestão de projetos é um meio comprovadamente eficaz para atingir seus objetivos dentro de um orçamento e com os menores riscos possíveis.
Nosso Parceiro Especialista - EXITUS GP - https://www.facebook.com/exitusgp/