QUAL É A TUA MISSÃO? por Francisco Torma, nosso parceiro do AGROLEI

Tenho certeza que você já viu na parede de alguma empresa uma placa indicativa da missão, visão e valores daquela instituição. E não é por modismo: definir estes pilares dentro de um negócio facilita o trabalho da equipe e a compreensão do público externo acerca da essência daquele estabelecimento.

Mas não é só a empresa – pessoa jurídica – quem deve estabelecer sua missão, sua visão e seus valores. Nós todos facilitamos nossa vida ao definir (ou constatar) estes pilares.

Mas o que significa essa tríade?

A grosso modo, podemos conceituar os itens desta forma:

Missão: propósito da sua existência.

Visão: descrição do futuro, dos objetivos a serem alcançados.

Valores: princípios, forma de atuação, definição clara das “regras do jogo”.

Evidentemente que é importante que todos nós, em algum momento das nossas carreiras profissionais, possamos estabelecer estas definições. É como se fosse nossa Constituição pessoal, a lei máxima que rege nossa carreira e permite trilhar com maior clareza os caminhos da nossa vida.
Mas é importante começar pelo começo. Descobrir nossa essência. Depois analisamos nossos objetivos e a forma como vamos alcança-los.
Estou falando de descobrir nossa missão.

Em termos mais genéricos, todos nós aqui temos missão semelhante. Sabem por quê? Porque nós somos do agro. Somos do pessoal que alimenta o mundo e que gera riqueza no campo. Cada um da sua forma, cada um na sua competência, mas fazemos parte do grande clube das pessoas que viabilizam a vida na terra. Somos da turma que optou pelo trabalho dinâmico ao mesmo tempo em sabe esperar o ciclo biológico gerar a transformação, gerar o alimento, gerar a riqueza.

Essa percepção maior da missão coletiva é que nos dá o sentido de grupo, de irmandade. Somos do agro e o agro somos nós. O agro depende de nós, de cada um em suas competências. E é neste ponto que eu quero chegar. Quero que você pense – o quanto for preciso – e descubra de verdade: qual a tua missão dentro disso tudo? Qual a tua missão nessa grande cadeia produtiva?

E isto é importante por dois grandes motivos. O primeiro é que você precisa definir a sua missão para chegar na plenitude da sua capacidade. Quando sabe exatamente o que fazer, fica mais fácil preparar-se para isso, buscando conhecimento, prática, experiência, parceiros e tudo mais o que for necessário para poder entregar o melhor de si mesmo. O agro não precisa de gente mais ou menos. Precisa de grandes talentos, e a melhor maneira de você se tornar um é ter definida a sua missão. Quem faz qualquer coisa não tem missão. A missão é específica. Seja qual for a sua missão dentro do agro, descubra-a e a exerça da melhor forma possível. Busque ser o melhor agrônomo, o melhor agricultor ou a melhor editora de revistas. E seja específico na sua atividade, quanto mais específico, mais relevante a sua contribuição.

O outro grande motivo de descobrir a sua missão é possibilitar que as pessoas saibam que você tem contribuições para dar. A partir do momento em que você tem isto definido e divulga para o mundo, o mundo lhe descobrirá e poderá usufruir dos seus conhecimentos. No nosso caso, os participantes da cadeia do agro precisam saber qual a tua missão para que possam dela usufruir, profissionalizando cada vez mais esta atividade. Desta forma todos ganham.
E então, qual é a tua missão? Vai descobrir e espalhar aos quatro ventos? Ou vai enterrar sua essência e seus talentos?

Francisco Torma
Publicado originalmente na Revista Nosso Estilo Agronegócio

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