BLOG ACML - GPAM - Motor Organizacional por Maiquel Ludwig

 Uma empresa é um sistema vivo. E todo sistema vivo possui um ciclo de vida, compondo uma série de fenômenos que ocorrem em uma determinada ordem.

A evolução do ciclo de vida nas pessoas é natural e a sua duração depende das condições do meio em que vivem, como alimentação, saneamento, acesso a educação e saúde, acesso a entretenimento, entre outros. Nas organizações a evolução do ciclo de vida não é natural como nas pessoas, mas a duração de cada ciclo depende também de fatores internos e externos, como, engajamentos das pessoas, visão de negócios, tamanho e atingimento de mercado.

Podemos definir como “Motor Organizacional” as capacidades das empresas em superar os diferentes estágios do ciclo de vida e de alcançar os objetivos estratégicos planejados. A imagem a seguir demonstra o ciclo de vida tradicional nas organizações.  

Nos estágios iniciais do ciclo de vida, start-up e crescimento, os principais desafios da organização estão associados aos fatores externos orientados para o mercado e para a geração de receita. Já nos estágios finais de crescimento e plenitude, os desafios se voltam para dentro da organização, para os fatores associados aos processos, estrutura e pessoas.

O estágio de plenitude é perigoso, pois costumeiramente traz comodismo aos gestores e facilmente pode ser convertido em um estágio de declínio. É importante inserir um ciclo de melhoria contínua nessa etapa, efetuando o planejamento de novos produtos ou serviços, desenvolvendo novos negócios, expandindo ou consolidando, integrando a cadeia de valor, etc.

Mas como identificar a força do Motor Organizacional? A resposta é simples: Indicadores de Desempenho e Potência. São eles que mensuram os resultados organizacionais e permitem a analisar se haverá força o suficiente no motor para alcançar os objetivos estratégicos estipulados. Veja alguns indicadores que auxiliam a compreender a força do motor organizacional:

  • Indicadores de DesempenhoCrescimento da Receita
  • Crescimento da Margem de Lucro Operacional
  • Crescimento da Base de Clientes
  • Crescimento da Receita por Cliente
  • Indicadores de PotênciaPolítica de Desenvolvimento de Pessoas
  • Capacidade Gerencial para mapear lacunas e definir metas
  • Energia para a Execução
  • Sistemática de Acompanhamento

Conhecer a força do motor organizacional ajuda a entender o tamanho dos passos a serem dados em busca da visão estratégica. Esse auto-conhecimento é essencial para formar bases de execução e prevenção em todas as estratégias corporativas.

Ferramentas como o Gpam, auxiliam a compreender a relação entre os resultados obtidos e os objetivos estratégicos, permitindo um melhor entendimento da potência do Motor Organizacional.

Referências

PEREIRA, Marco Antônio, Gestão Estratégica, Curso de Gestão Voluntária, Centro de Voluntariado de Cruzeiro, 2009

Link da Integra da Materia - http://www.acml.com.br/blog/planejamento-estrategico-motor-organizacional/

 

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